Solução Inteligente de Gestão do Capital Humano

Blog

SAIBA COMO FUNCIONA A SEGURANÇA DE DADOS DO NEXTI

Os bancos de dados são informações valiosas. Uma rápida busca na internet é capaz de mostrar notícias sobre indivíduos que sequestram dados, implantam criptografia e pedem resgate – em dinheiro ou em criptomoeda – para descriptografar as informações. A prática é chamada de Ransomware. 

Empresas que utilizam tecnologia para gerir informações confidenciais, como de pessoal, de dados documentais ou até mesmo de processos internos de tomada de decisão, necessitam implementar a Segurança da Informação para evitar o sequestro de dados, entre outros problemas.

O conceito de Segurança da Informação vai além de ter um antivírus em cada máquina ou um firewall nos servidores. O tema abrange também a proteção de dados, a segurança física e ambiental, o alinhamento da Tecnologia da Informação com os objetivos e missão da empresa, entre outras funções essenciais para a manutenção do negócio.

São pilares da Segurança da Informação:

  • Confidencialidade – a informação é restrita e disponível somente a usuários autorizados.
  • Disponibilidade – as informações estão disponíveis quando precisamos dela, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Integridade – as informações são inalteradas durante o seu processamento, pois todo documento precisa ser preservado como foi criado.

Portanto, ao levar os dados do meio físico para o digital, é preciso optar por sistemas de gestão capazes de dar total segurança às informações.

NEXTI COMO GARANTIA DE SEGURANÇA DE DADOS

O sistema Nexti é uma solução segura que utiliza a criptografia de dados e os armazena utilizando a tecnologia Cloud Computing, a mais segura atualmente, adotada por inúmeras empresas no mundo, como Google, Amazon, Apple, entre outras.

O Terminal Biométrico Inteligente da Nexti dispensa o uso de servidores locais. Os registros de ponto, as informações sobre férias e o envio de documentações são protegidos por um dos melhores padrões internacionais de segurança, o SSL/RSA 2048 bits.

O Security Socket Layer (SSL) fornece segurança nas comunicações sobre uma rede de computadores. Esse tipo de certificado de segurança utiliza uma chave Rivest Shamir Adleman (RSA) de 2048 bits.

Muitos dados técnicos podem gerar confusão, então vamos trazer uma situação real.

O certificado RSA-768 foi quebrado em 2018 por um grupo de matemáticos, após dois anos de estudos. O código por trás dessa criptografia contava com 232 caracteres. Atualmente, o certificado que está em processo de ‘quebra’ é o RSA-1024. Bom, o Nexti utiliza a criptografia RSA-2048. 

Numa escalada matemática, significa que a nossa certificação utiliza um código composto por 617 dígitos. Com toda a tecnologia disponível, o máximo que especialistas em segurança cibernética conseguiram quebrar foi um código de 232 caracteres.

Você consegue imaginar o quão difícil será alcançar o feito de quebrar um código de 617 caracteres? Por isso que o certificado SSL/RSA-2048 é um dos mais seguros do mundo.

SEGURANÇA JURÍDICA

Toda essa segurança por trás dos certificados internacionais garante às empresas que utilizam os sistemas algumas vantagens sobre as demais, e a segurança jurídica é uma delas.

Para que uma empresa tenha capacidade para utilizar dados digitais como prova judicial, é necessário atender a uma série de critérios da Autoridade Certificadora (AC), que no caso da Nexti é a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil). 

Isso significa que todos os registros realizados por meio do sistema Nexti, sejam eles de ponto, de troca de mensagens com o colaborador, de troca de escalas, de faltas, atrasos, entre outros, estão seguros e possuem validade jurídica.