Solução Inteligente de Gestão do Capital Humano

Blog

NEXTI PROMOVE UMA GESTÃO DE ALTO DESEMPENHO PARA A SUA EMPRESA

Não é de hoje que é facilmente perceptível a competição constante entre as empresas, quando uma quer se destacar entre as demais, seja em qualquer cenário ou segmento. 

A popularização de novas abordagens possibilitou muitas organizações de acelerarem à frente das demais, consolidando-se como grandes conglomerados. A consequência do fenômeno tem muita a ver com o aumento do desempenho, conhecido também como Gestão de Alta Performance (GAP).

A GAP, como é conhecida no mundo corporativo, prevê o estímulo do colaborador para alcançar a melhor performance.

São diversos os requisitos para promover a gestão de alto desempenho dentro da empresa, mas neste artigo vamos abordar a comunicação colaborativa e a qualidade dos serviços ou produtos entregues pela organização.

COLABORAÇÃO VOLTADA À COMUNICAÇÃO

A comunicação é essencial no dia a dia de qualquer relação, seja ela comercial, profissional ou pessoal. É por meio dela que se é possível aumentar uma rede de contatos ou até mesmo identificar problemas.

No que diz respeito à segunda, é importante que a empresa mantenha um canal aberto para que o colaborador possa participar ativamente. Uma vez certa de que a opinião de seus empregados é fundamental para o seu desenvolvimento, a empresa tem em sua ‘caixinha de sugestões’ um conjunto de informações ricas, que podem ser perfeitamente aproveitadas.

No entanto, o conceito de ‘caixinha de sugestões’, muito comum nas empresas no século passado, deu lugar a ferramentas mais eficientes, que em conjunto com algoritmos e inteligência artificial, são capazes de filtrar, separar e gerenciar as informações por relevância, assunto ou data, por exemplo.

QUALIDADE

A ISO 9001:2005 define qualidade como “o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos”. Não ficou claro? Podemos melhorar essa definição.

Dentro de um ambiente empresarial, a qualidade é frequentemente relacionada a abordagens que tratam de melhoria contínua, agregação de valores e excelência operacional. Mas numa organização é prudente satisfazer não só os clientes externos, mas também os internos: os colaboradores.

É unânime que para implementar uma gestão de qualidade na empresa é preciso passar por alguns atributos que envolvem moral, entrega, custo, qualidade intrínseca e segurança. Dissecando essas características, pode-se entender o seguinte:

Moral é tudo aquilo que está dentro da missão, visão e valores da empresa.

Entrega é a capacidade de entregar além do que o cliente necessita e dentro do prazo.

Já o custo se refere ao que se gasta no processo de produção ou serviço.

A qualidade intrínseca aponta que é preciso analisar se a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos estão em conformidade com o que o cliente espera e também com as normas vigentes.

A segurança é o atributo que diz se a empresa é capaz de promover a segurança interna e externa aos seus colaboradores durante a produção.

Como se percebe, uma Gestão de Alta Performance exige uma série de implementações dentro da organização. E grande parte delas não é eficiente com processos manuais e centralizados. 

Para que se obtenha uma GAP de verdade, portanto, é necessário lançar mão de ferramentas robustas de automação de processos, com grandes estruturas físicas capazes de coletar informações e tratá-las em tempo real. Mas isso é caro!

Por isso, a Nexti criou um avançado sistema de automação totalmente em nuvem, dispensando o uso de servidores locais. 

OPERAÇÃO EM TEMPO REAL

Para contribuir para alta performance das operações, a ferramenta Nexti foi desenvolvida para possibilitar o registro de ponto em tempo real, relatando uma inconsistência no momento em que ela ocorre. O sistema também é capaz de calcular horas extras, reconhecer dados faltantes e possui total integração com softwares de folha de pagamento.

Seu Dashboard mostra, em tempo real, a quantidade de colaboradores que devem estar em um turno, o número real de pessoal que está trabalhando, a quantidade de ausentes ou faltantes e outros indicadores.

Além disso, o setor de Recursos Humanos da empresa tem total acesso às inconsistências, sendo capaz de se antecipar aos problemas, entrando em contato com cada colaborador na hora.

Com o Nexti, a comunicação entre empresa e colaborador é uma via de mão dupla. A funcionalidade permite que o colaborador envie documentos, tire dúvidas, relate algum problema ou aponte sugestões de melhorias; e, por outro lado, concede à empresa a possibilidade de enviar um aviso a qualquer empregado.

O Sempre Alerta é uma funcionalidade de segurança. Por meio do Terminal Biométrico Inteligente, que opera por chip de operadora ou Wi-Fi, a empresa pode enviar uma alerta para o colaborador que está de plantão a quilômetros de distância com o objetivo de verificar se está tudo bem, bastando o colaborador encostar sua biometria para confirmar. Ao passo que o colaborador também pode enviar um alerta de emergência para que a Nexti envie equipes de contingência.

Ou seja: todos os atributos necessários para aprimorar a gestão da sua empresa são atendidos pelo Nexti: comunicação, qualidade dos serviços entregues, segurança, moral, qualidade intrínseca e custo.